Impulse-M. Fotos e vídeo: Reprodução Telegram t.me/rostecru
A Rostec apresentou pela primeira vez os testes do robô de combate Impulse-M, desenvolvido em parceria com a empresa Gumich. Este robô é uma plataforma robótica universal sobre esteiras, capaz de ser equipada com diversos módulos de combate, incluindo um sistema antitanque com mísseis.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Testes específicos com sistemas antitanque estão programados para um futuro próximo.
“O complexo Impulse-M implementa vários tipos de comunicação entre o operador e o robô, garantindo alta resistência a interferências nas condições de operação de sistemas de guerra eletrônica inimigos. Elementos de inteligência artificial e um sistema de visão técnica permitem que o robô retorne de forma independente à base se a conexão com o operador for perdida,” informou a Rostec.
Além de sua configuração de ataque com módulos de combate, o Impulse-M pode ser utilizado para lançar minas antitanque e também tem aplicações civis em diversas áreas da economia.
O Impulse-M possui um comprimento de pouco mais de dois metros e pode transportar cargas de até uma tonelada em superfícies horizontais. Em inclinações de 30 graus, pode levantar até 500 kg e, em uma carreta, pode puxar até uma tonelada e meia. O chassi sobre esteiras do robô é notável por sua alta confiabilidade e facilidade de manutenção em condições de campo, permitindo que o robô continue se movendo mesmo sem vários rolos.
Nos testes, o Impulse-M passou por várias avaliações de desempenho, incluindo movimentação em terrenos acidentados, superação de vaus e trincheiras. O robô também demonstrou sua capacidade de transportar cargas colina acima por dezenas de metros e superar vaus, simulando o acesso a margens planas, destacou a Corporação Estatal.
Esses testes iniciais são apenas o começo, com mais avaliações planejadas para explorar todo o potencial do Impulse-M em operações de combate e aplicações civis.
Fonte e imagens: t.me/rostecru. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
Fotos e vídeo: Reprodução Telegram t.me/rostecru